Competências didático-pedagógicas com uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para o Ensino Remoto

A carga horária do curso está distribuída em momentos síncronos e assíncronos.

Momentos Síncrono: encontros mediados pelas ferramentas síncronas do Google Meet e Stream Yard para transmissão, e momento de roda de conversa aberta com equipe de apoio do curso para resolução de dúvidas e esclarecimentos dos docentes acerca das unidades temáticas trabalhadas na formação.

Momentos Assíncronos: a realização da carga horária assíncrona do curso será mediante acesso ao site e ambiente virtual do curso no moodle, para interação com os materiais didáticos do curso e ambientação dos participantes. Além disso, os participantes deverão acessar os ambientes virtuais institucionais da UFOB (SIGAA e Moodle), para ambientar-se e testar os conteúdos. Os demais aplicativos poderão ser acessados para criação de perfil de usuário e ambientação, podendo servir de espaços de simulação de planejamento de curso.

TRANSMISSÃO

PROGRAMAÇÃO

Planejamento e Metodologias para o Ensino Remoto

Recursos Tecnológicos e Digitais para o Ensino Remoto

EMENTA: Ensino Remoto Emergencial. Planejamento de Ensino com uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Comunicação síncrona e assíncrona no Ensino Remoto Emergencial. Orientações gerais para o planejamento do ensino remoto emergencial. Metodologias para o ensino remoto emergencial.

 

INSCRIÇÕES

EMENTA: Desenhos didático-pedagógicos de planejamento de curso nos AVAs Institucionais: SIGAA, Moodle, Google Sala de Aula. Uso do Moodle em atividades de ensino remoto e aprendizagem. Uso do Google Sala de Aula, Meet e Drive em Atividades de Ensino Remoto Emergencial. Uso do SIGAA em atividades de Ensino Remoto Emergencial. Uso do Conferência WEB e Jisti Meet em atividades administrativas e de Ensino Remoto Emergencial.

INSCRIÇÕES

Avaliação da aprendizagem no contexto do Ensino Remoto Emergencial

Extensão Universitária: conceitos, diretrizes e importância para formação do estudante

EMENTA: Papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem. Avaliação da aprendizagem no contexto do Ensino Remoto Emergencial. Recursos de Avaliação no ambiente SIGAA. Recursos de Avaliação no Ambiente Moodle. Aplicativos de Avaliação para uso no Ensino Remoto Emergencial.

INSCRIÇÕES

Ementa: A natureza da Extensão Universitária. Aspectos conceituais da extensão universitária. Diretrizes nacionais para a extensão universitária. A importância da extensão universitária na formação do estudante.

 

INSCRIÇÕES

Direitos de Personalidade (autorais e de imagem)

Pesquisa e Pós-Graduação no cenário atual: desafios e perspectivas

EMENTA: Contextualização histórica dos Direitos da Personalidade. Teoria Geral dos Direitos da Personalidade. Da autonomia da vontade à autonomia privada: disponibilidade relativa dos direitos da personalidade. Dos Direitos de Personalidade em espécie. Direito à Imagem no ensino não presencial. Direito Autoral no ensino não presencial.

INSCRIÇÕES

EMENTA: O Webinário abordará o cenário do desenvolvimento das atividades de pesquisa e pós-graduação no cenário de distanciamento social, abordando desafios e perspectivas de ação para o momento.

 

INSCRIÇÃO