Vida estudantil em ambiências virtuais: competências para uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
As atividades da jornada de formação estão divididas em momentos síncronos e assíncronos;
Momento Síncrono: trata-se dos encontros realizados em tempo real mediados pelas ferramentas síncronas do Stream Yard para transmissão no YouTube, para o desenvolvimento dos temas da jornada e para resolução de dúvidas e esclarecimentos dos estudantes acerca das questões temáticas trabalhadas na formação.
Momento Assíncrono: A realização da carga horária assíncrona do curso será realizada mediante acesso ao site para estudo dos materiais didáticos do curso e ambientação dos discentes. O acesso aos ambientes virtuais institucionais da UFOB (SIGAA e Moodle) será feito nos momentos síncronos e disponibilizados em tutoriais e no canal da PROGRAD, com a finalidade de visitação dos estudantes para familiarização com o ambiente virtual de aprendizagem. O SIGAA pode ser acessado no perfil pessoal de cada estudante. Os demais aplicativos trabalhados poderão ser visitados pelos estudantes por criação de perfis pessoais nos aplicativos.
O material didático básico de apoio do curso é o Guia de Orientação do Estudante sobre orientações gerais para ambientes virtuais de aprendizagem e aulas remotas, contendo também orientações sobre navegação nos ambientes virtuais de aprendizagem. Além disso, os vídeos tutoriais que podem ser acessados no site.
Planejamento de estudo e organização dos ambientes e rotinas de estudo para o ensino remoto emergencial
Ambientes virtuais de aprendizagem e recursos tecnológicos digitais para aulas remotas emergenciais
Ementa: Orientações gerais para o planejamento de estudo e organização dos ambientes e rotinas de estudo para o ensino remoto emergencial.
CH: 6h (2h síncronas, 4h assíncronas);
Datas: 08/09 (18h as 20h).
Ementa: Uso do SIGAA (perfil estudante). Uso do Moodle (perfil estudante). Uso do Google Sala de Aula / Google Meet / Google Drive (perfil estudante). Uso do Jitsi Meet e Conferência Web para comunicação síncrona em aulas remotas.
CH: 14h (6h síncronas, 8h assíncronas)
Datas: 09 e 10/09
Saúde Mental, emoções e os processos de ensino e aprendizagem
Ementa: Aspectos teórico-práticos sobre saúde mental, emoções e suas ressonâncias nos processos de ensino e aprendizagem.
CH: 4h (2h síncronas - 2h assíncronas);
Data: 11/09 (10h as 12h)